Informação AEPM Nº23 – 22 de Junho 2020
Caros Pais e
Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,
A
Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento esperam que se encontrem todos
bem!
Deixamos aqui
algumas informações referentes:
I - MATRÍCULAS
1. Matrículas
Internas (Renovações) ou Transferências 2020/2021, realizam-se nos dias 7, 8 e
9 de julho de 2020;
2. Informamos os
pais e encarregados de educação, que de acordo com a legislação em vigor –
Despacho normativo n.º 5/2020, de 21 de abril, que procede à alteração do
Despacho normativo n.º 6/2018, de 12 de abril e Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de
13 de abril, o pedido de matrícula - renovação e transferência, é apresentado,
preferencialmente, via internet na aplicação Portal das Matrículas
(portaldasmatrículas.edu.gov.pt), com o recurso a uma das seguintes formas de
autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso
ao Portal das Finanças.
Apenas, nos casos em
que, não seja de todo possível, aceder ao portal das matrículas, através das
modalidades referidas, anteriormente, o pedido pode ser apresentado de modo
presencial, nos Serviços de Administração Escolar da Escola Sede do
Agrupamento.
Nesta situação a
marcação deverá ser feita através de telefone – 21 942 89 80 ou através do
email secretaria.portela@agepm.pt
3. Destinatários:
A - Matrículas
internas (renovações)
· 1º ciclo – 2º, 3º
e 4º anos;
· 2º ciclo – 5º e 6º
anos;
· 3º ciclo – 7º, 8º
e 9º anos;
· Secundário – 10º,
11º e 12º anos.
B - Transferências:
Destinado a quem pretenda mudar de agrupamento.
4. Estabelecimentos
de Ensino deste Agrupamento:
· EB1 Dr. Catela
Gomes, Moscavide – 1ºciclo (Horário duplo)
· EB1/JI Quinta da
Alegria – pré-escolar e 1º ciclo
· EB1/JI da Portela
- pré-escolar e 1º ciclo
· EB 2,3 Gaspar
Correia – 2º e 3º ciclo
· Escola Secundária
da Portela – 3º ciclo e secundário
5. Informamos os
pais e encarregados de educação, que pretendem apresentar a candidatura à ação
social escolar (ASE), para o ano letivo de 2020/2021, deverão preencher o
formulário, disponível neste
link: https://drive.google.com/file/d/1MM0MqhxIQ7OdF0obd3CqA2lN60O8bsyQ/view?usp=sharing, juntando os seguintes documentos:
> IBAN do/a
aluno/a ou do/a encarregado/a de educação;
> Declaração
emitida pela segurança social ou pelo serviço processador do abono de família,
onde conste o escalão de abono de família atribuído ao/à aluno/a.
Toda a documentação
deverá ser enviada para piedade.candeias@agepm.pt
até ao dia 9 de julho.
II - EXAMES
1. Relativamente às
inscrições de exames do secundário e findo o prazo de suspensão da atividade
letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio
eletrónico ou de formulário, entregam, nos serviços administrativos, o original
desse mesmo boletim de inscrição, preenchido e assinado pelo encarregado de
educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento
de encargos de inscrição;
2. Neste link: https://drive.google.com/file/d/1nrVW4-7Yikah1xjOr_CU6V2JfgdM5IGy/view?usp=sharing
encontra o documento com as Instruções para a realização de
Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e do
Ensino Secundário (este documento também pode ser consultado no site do
agrupamento);
3. É importante realçar
a obrigatoriedade do uso da máscara durante todo período de permanência no
estabelecimentos de ensino.
III - ENTREGA DE
MANUAIS
1. Os alunos do 1º
Ciclo não terão de entregar os manuais;
2. Os manuais
deverão estar em bom estado (não estarem rasgados, rasurados ou escritos);
3. Entrega de
Manuais, para os 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário, decorrerá no Pavilhão
Desportivo da Escola Secundária do Arco Íris, na semana de 6 a 10 de julho;
4. Para garantir que
não haverá uma aglomeração excessiva de pessoas no Pavilhão, pedimos que
cumpram rigorosamente o quadro (que pode
ser consultado neste link: https://drive.google.com/file/d/147-cdOdVN_nC_oHIHWHIILpAeXoIt7jm/view?usp=sharing) que estipula um horário de entrega para cada turma;
5. A entrada será
feita pelo Portão de cima, junto ao Pavilhão Desportivo.
IV - CACIFOS
1. A
inscrição/renovação do pedido de cacifo será realizada no mês de setembro;
2. Apenas no caso
dos alunos que pretendam desistir do cacifo para o próximo ano, deverão fazer
uma marcação na secretaria, para virem levantar a caução.
Comentários