Informação AEPM

" Iniciativas de Apoio ao Ensino à Distância / Matriculas Educação Pré-Escolar e 1º ano de escolaridade / Cancelamento do 36º Acampamento do AEPM 2020
Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,
A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento espera que que se encontrem todos bem!
Deixamos aqui algumas informações:
1.Começamos por apresentar os nossos agradecimentos a todos os que contribuíram, através de diferentes iniciativas, para apoiar os nossos alunos e professores a aceder às aulas online. Através destas iniciativas conseguimos chegar a todos os alunos do agrupamento, contribuindo para assegurar o mais possível a equidade entre todos. Assim damos conta das seguintes iniciativas:
1.1. A Câmara Municipal de Loures entregou 101 Hotspot's, destinados a permitir que todos os alunos e professores do agrupamento tenham acesso gratuito à internet;
1.2. A Câmara Municipal de Loures recolheu e preparou 28 PC, que se encontravam nas escolas do 1.º Ciclo e Jardim de Infância, para serem emprestados a alunos que necessitem destes equipamentos para aceder às aulas online;
1.3. A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela ofereceu ao Agrupamento 10 Tablets, que ficarão disponíveis para os alunos que deles necessitem para ter acesso às aulas online;
1.4. A Campanha de crowdfunding para a angariação de fundos promovida pelas 5 Associações de Pais e Encarregados de Educação, atingiu o valor de 12.315,00€, ultrapassando o objetivo inicial (12.000,00€), pelo que, a campanha foi encerrada mesmo antes do prazo previsto para o seu término. Este dinheiro irá possibilitar a aquisição de 94 Tablets que conjuntamente com os Pc e Tablets disponibilizados pela CM Loures e JF Moscavide e Portela, permitem cobrir as necessidades do agrupamento. Quero de uma forma muito particular agradecer todo o empenha posto nesta ação pelos responsáveis das 5 APEE, não há palavras para descrever o empenho de todos na consumação deste objetivo;
1.5. A Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, disponibilizou os seus serviços aos professores e alunos para impressão e entrega domiciliar de documentos, fichas ou outras materiais, como já vem fazendo há algum tempo, com a entrega dos almoços em casa daqueles que não se conseguem deslocar para as recolherem na Escola Secundária;
1.6. Do mesmo modo, a Câmara Municipal de Loures disponibilizou uma viatura à Educadora Social do nosso Agrupamento, Mónica Mesquita, para que sempre que seja necessário fazer chegar documentos, fichas ou outras materiais a casa dos nossos alunos;
1.7. A Associação das Mulheres Sem Fronteiras, através da Dr.ª Alexandra Luís, tem assegurado as entregas dos materiais a 6 alunos do nosso Agrupamento que não residem no conselho;
1.8. Um pai de um dos nossos alunos, o Eng.º Nuno Loureiro, por ser informático, disponibilizou-se para recuperar alguns PC antigos e já são cerca de 20 os que nos entregou;
1.9. Houve ainda alguns pais, encarregados de educação e professores que doaram ao agrupamento diversos PC.
A TODOS o nosso MUITO OBRIGADO!!
O lema do nosso Agrupamento é cada vez mais e sem dúvida, "TODOS juntos Conseguimos!!".
Fazemos um último apelo: temos falta de câmaras de vídeo para equipar alguns PC que não as têm. Neste momento estas câmaras estão esgotadas no mercado ou têm um preço muito elevado. Assim, pedíamos a quem as tivesse e já não fizesse uso delas, se as poderia doar ao agrupamento e entregar na escola secundária (está aberta todos os dias das 8h30 às 13h30).
2. Abrem na 2.ª feira, dia 4 de maio, e terminam a 15 de junho, as matrículas para o Ensino Pré- Escolar e para o 1.º ano. As inscrições deverão ser feitas preferencialmente via online através da utilização do Cartão de Cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Em último caso, não sendo possível nenhuma das soluções anteriores, existe a possibilidade de efetuar a matrícula presencialmente, mas sob marcação prévia feita por email (secretaria.portela@agepm.pt) ou por telefone (219 428 980).Informação mais completa em anexo ou no site do Agrupamento.
3. Considerando a atual situação de pandemia, o Grupo Coordenador do 36.º Acampamento do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide 2020, tomou a decisão de cancelar a sua realização. Deste modo, será devolvido o valor da inscrição aos Encarregados de Educação que já tenham feito o pagamento.
Para evitar aglomerações dentro e fora da Escola Secundária do Arco Íris, estabelecemos o seguinte horário:
- 3ª feira, dia 5 de maio, das 8h30 às 13h30 - EE dos alunos do 4.º ano;
- 4ª feira, dia 6 de maio, das 8h30 às 13h30 - EE dos alunos do 5.ª ano.
A Direção/Coordenações de Escolas solicita a todos que venham às escolas o uso de máscara nas imediações e dentro das nossas instalações.
4. Na próxima semana, os Professores Titulares e os Diretores de Turma irão informar os encarregados de educação, dos alunos referenciados com necessidade de equipamentos, para que se dirijam à Escola Secundária do Arco Íris. Pedimos que aguardem esse contacto.
5. Na próxima 4.ª feira, dia 6 de maio, irá realizar-se um Conselho Pedagógico onde, entre outras coisas, será feito o balanço do Ensino à Distância até ao momento. Poderão ser aprovadas eventuais alterações, sendo previsível alguns ajustes nos horários dos alunos.
6. De acordo com as orientações do Governo, no próximo dia 18 de maio, retomaremos as aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, nas disciplinas com exame e os 2.º e 3.º anos do Curso Profissional Técnico de Desporto. A Direção está a trabalhar para que nessa data tudo esteja em condições de iniciarmos esta nova fase.
7. De igual modo, tudo está a ser preparado para que no próximo dia 1 de junho retomemos as aulas presenciais da Educação Pré-Escolar.
8. Para terminar temos um pedido. Solicitamos aos pais e encarregados de educação, sempre que possível, que evitem que os alunos tenham as câmaras desligadas nas aulas online. Não sendo obrigatório, ter a câmara ligada é importante no entender dos professores para a criação de uma boa dinâmica de aula.
Reafirmamos a necessidade de evitar aglomerações dentro e fora das escolas, pelo que, é fundamental que cumpram rigorosamente os horários estabelecidos e permaneçam dentro das instalações escolares apenas o tempo estritamente necessário.
Protejam-se, a vós e aos outros!
Hoje mais do que nunca, TODOS juntos CONSEGUIMOS!
O Diretor,
Nuno Filipe Santos Reis"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Informação nº11/06dez21/22 - Concurso de Reutilização de Óleos Alimentares / Cabaz de Boas Festas 21/22 / Eleições Associação de Estudantes